ype="text/javascript"> a Paulo Santos---">
glitter-graphics.com

domingo, 28 de novembro de 2010

Dorma lança SM-ECO, linha de ferragens com ação inédita de recompra


A Dorma inova, mais uma vez, e lança a linha SM-ECO de ferragens e acessórios para vidros temperados. Produzida em alumínio, é a primeira ferragem DORMA com a marca  impressa nas peças, tendo um sistema de fixação ao vidro, sem a necessidade de utilização de adesivos na fase da montagem.
E, mais: quando o consumidor desejar substituir o produto, a empresa faz a recompra, a preço de sucata de alumínio e encaminha o material para reciclagem. O valor pago poderá ser utilizado para a compra de outros produtos DORMA pelo consumidor, seja ele consumidor final, vidraceiro, fabricantes de esquadrias ou construtoras.
Essa ação inédita faz parte do programa de sustentabilidade do grupo em todo o mundo. A operação de logística reversa, criada pela DORMA, começa no consumidor que acessa o link da SM-ECO no site da empresa. Ali figuram os vários produtos da linha e os preços pagos. Basta fazer a solicitação de recompra que a DORMA  se incumbe de retirar o material em todo o território nacional. Desta forma, o consumidor e a DORMA contribuem com o meio ambiente ao encaminhar para a reciclagem produtos que seriam simplesmente descartados na natureza.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vidros

Vidro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
Já sabe
Vasos de vidro coloridos.
mos que o vidro é um material inorgânico que possui a sílica como elemento básico. O procedimento de preparo dos vidros consiste em aquecer um líquido até altas temperaturas e depois resfriar este líquido até a temperatura ultrapassar o ponto de congelamento, tornando-o rígido antes que a solidificação tenha início.
Observe que o que ocorre é um supercongelamento desse líquido. Esse fenômeno ocorre por resfriamento brusco a temperaturas muito abaixo do ponto de congelamento. Quando um líquido chega a esse ponto, sua viscosidade torna-se muito alta, adquire maior dureza, rigidez e forma constante, ou seja, ele se torna semelhante aos sólidos.
Para ser sólido o vidro teria que apresentar estrutura cristalina definida, o que não é o caso, pois não possui estrutura microscópica periodicamente organizada. É o que chamamos de sólido amorfo, ou seja, um líquido com viscosidade enorme. Relatos já afirmaram que o vidro escorre se baseando nos vitrais das catedrais antigas, onde existe uma diferença de grossura no topo e na base dos citados vitrais. Mas não existe uma confirmação científica sobre este acontecimento.
O correto é considerar o vidro como sendo um líquido com viscosidade muito elevada, mesmo que isso pareça estranho aos nossos conceitos sobre a individualidade deste material.